ATENÇÃO:

ALGUNS LINKS TÊM SIDO DESATIVADOS POR PROTETORES DE DIREITOS AUTORAIS. NÃO ME ATREVO A REPOSTÁ-LOS, MAS...
ENTRE EM CONTATO PELO E-MAIL marcioben_hur@hotmail.com

OUTROS LINKS, QUE APENAS EXPIRARAM, EU POSSO REPOSTAR, ATENDENDO A PEDIDOS.

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

SOUND POWER 5 - 35 ANOS (Aqui em casa)



Re-upado


Já faz 35 que este disco faz parte da minha vida. Mas além do grande valor sentimental, há que se reconhecer que a qualidade do trabalho é excelente. Trata-se, na verdade, de um disco de artistas 'não originais', a exemplo de muitos lançados na época (pela gravadora CID, por exemplo) e até hoje (vide Kives, etc). Mas o grande diferencial deste trabalho é realmente a qualidade, tanto da interpretação dos músicos quanto da sonoridade, levando-se em conta a época (1974, mais ou menos). Outra característica peculiar é que as músicas são apresentadas em duas, ou às vezes três, em cada faixa, tipo 'pequenos medleys'.
Todas as músicas do disco, eu conheci primeiro no Sound Power (algumas, até hoje só conheço ali). Assim, conheci muitos clássicos do rock já na mais tenra infancia.
playlist:
1. Sunshine Love / Talk Of All the U.S.A.
2. Take Me Back 'Ome / Long Cool Woman In A Black Dress
3. Polly You're Proud
4. I Need Someone / Baby Don't Get Hooked On Me
5. Brandy / It's So Nice To Be With You
6. Burning Love
7. Run To Me / Everlasting Faith
8. Sunday Monday Tuesday Wednesday / It's Too Late Now
9. Rock & Roll Part 2 / Everyday Every Night
10.All The Young Dudes
11.Mama Papa Nana Nana / Popcorn
12.I Can See Clearly Now / Shay-Laka-Day
13.Shine A Little Light / Little Willy / Wig Wam Bam
14.Sylvia's Mother / Carry Me Carrie
-------------------------------------------------------------------------------------------------
SOUND POWER 5 - A CAÇADA AOS ARTISTAS ORIGINAIS
----------------------------------------------------------------------------
Quando eu era guri, nunca me preocupei em conhecer as músicas originais das versões do Sound Power. Eu nem sequer tinha me ligado que as gravações não eram originais. Mas na capa do lp, na parte de trás, além dos nomes das músicas, tinha também a tradução dos títulos, e isso me chamou a atenção para ler as informações. Também tinha o nome dos autores das músicas, e assim fui me familiarizando, com o tempo, com nomes que se tornariam familiares, aos poucos. Como 'B.,R. & M. Gibb', 'D. Bowie', etc. Foi por acaso que eu conheci a 'Run To Me' original, dos Bee Gees. E daí, começou uma busca aos originais que já dura 35 anos. Outras foram surgindo, ainda na infância: I Can See Clearly Now (Johnny Nash), Burning Love (Elvis Presley), Talk Of All The U.S.A. (Middle Of The Road), Long Cool Woman In A Black Dress (Hollies) e Popcorn (Popcorn Makers), mais ou menos nessa ordem. Entrei na adolescência, e achei mais: Take Me Back 'Ome (Slade), Rock And Roll Part 2 (Gary Glitter)... As últimas e recentes descobertas foram que uma parte do lp é constituída de rock sul-africano - Sunday Monday Tuesday (Jessica Jones), I Need Someone (Alan Garrity), Shay-Laka-Day (The Rising Suns), etc; outra parte é Glam Rock - Little Willy e Wig-Wan Bam (Sweet), All The Young Dudes (Mott The Hoople), etc. A ultima que eu consegui foi 'Sunshine Lover', com Daniel Boone (queísso?!? será o mesmo da machadinha e do gorrinho de pele, da série da tv?). E a caçada continua.
----------------------------------------------------------------------------
Artistas Originais - Os que eu já encontrei
----------------------------------------------------------------------------
Esta coletânea é uma exclusividade 'The Lost Tapes'. Não sei dizer com toda certeza que algumas delas são as gravações originais, mas sim, 'artistas originais'.
01 Sunshine Lover - Daniel Boone
02 The Talk Of All The U.S.A. (1972) - Middle Of The Road
03 Take Me Bak 'Ome - Slade
04 Long Cool Woman In A Black Dress - Hollies
05 I Need Someone (1972) - Alan Garrity
06 Baby Don't Get Hooked On Me (1972) - Mac Davis
07 It's Nice So Nice To Be With You - Gallery
08 Burning Love (1975) - Elvis Presley
09 Run To Me - Bee Gees
10 Rock And Roll (Part 2) - Gary Glitter
11 All The Young Dudes - Mott The Hoople (obs.:a gravação original desta música é do David Bowie, mas tenho a impressão que a cover do Sound Power foi inspirada nesta do Mott The Hoople, é só ouvir pra notar)
12 Mama Papa (Nana Nana) - Cyan
13 Popcorn - Popcorn Makers
14 I Can See Clearly Now - Johnny Nash
15 Little Willy - Sweet
16 Wig-Wam Bam - Sweet
17 Sylvia's Mother - Dr. Hook
18 Carry Me Carrie - Dr. Hook
-------------------------------------------------------------------------------------------------
Novos achados - mais rock sul-africano
-------------------------------------------------------------------------------------------------
Encontrei mais duas, graças ao meu amigo 'Rato' (Rato Records Blog), que gentilmente inclui-as, atendendo meus pedidos, nas suas coletâneas 'South African Beat', e me enviou a postagem por e-mail. São elas:

7 comentários:

  1. Oi, comigo aconteceu coisa semelhante. Quando eu era garoto eu ouvia e adorava o LP "Super Explosão Mundial 2" (1972), da antiga gravadora Square (que depois se transformaria na CID, se não me engano). No começo, nem sabia que era um disco, digamos, "falsificado", isto é, que não eram os intérpretes originais.

    Mesmo assim, amo muito esse disco, e acho as gravações excelentes, tão boas quanto ou talvez até melhores do que algumas das originais...

    Nesse álbum tem "Don't want to say goodbye", "Because I Love", "Run to me", "Ben", "I saw the light", "Tell me once again" e outras pérolas.

    Abraço, e parabéns pelo blog.

    Ronaldo

    ResponderExcluir
  2. Poxa...
    E eu que achava que fosse o único a me ligar nessas coisas e ser um aficcionado por descobrir músicas originais de discos antigos "falsificados"...mas vejo que existem outros malucos...rs

    Uma coisa é certa, temos bom gosto. Afinal a riqueza musical desta época nunca foi alcançada...são canções inesquecíveis

    Aqui vai uma lista de discos que seguem a mesma linha:

    Explosão mundial (que inclusive não consigo achar a música Rain, originalmente gravada por Gentle People)
    Premier Mundial
    12 TOP from USA
    Hit Machine (músicas de origem francesa, embora algumas com letra em inglês)
    Temas de Super Novela (Gravadora SOM)

    Ricardo

    ResponderExcluir
  3. Já somos tres, aqui, a se ligar nesses sons. Eu acrescentaria outros albuns 'nao originais' na lista. Um que eu procuro muito chama-se Country Music, e era orquestrado, com temas de filmes como For a Few Dollars More, The Good The Bad The Ugly, etc. Ainda não achei. Mas uma hora, pinta, assim como os Explosoes Mundiais (eu tinha um que era 'Explosão Internacional', e a Late In Evening e Against The wind eram muito boas, entre outras).

    Abs, Marcio

    ResponderExcluir
  4. Puxa adorei seu blog!
    Graças a ele consegui achar algumas músicas inesquecíveis da minha infância...meu pai tinha todos estes discos...
    Infelismente,por falta de cuidado, os discos estão todos estragados acumulados no fundo do quintal.Muito triste...
    bjus....e continue a postar estes discos maravilhosos...

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de descobrir quem eram os cantores covers brasileiros que se escondiam atrás de pseudônimos, onde poderia obter essa informação? Existem alguns sites que falam da biografia deles, inclusive nomes como Fábio Jr. anteriormente conhecido como Mark Davis, Chrystian, Ralf, e muitos outros...

    Ricardo

    ResponderExcluir
  6. a minha historia e parecida com a sua esse disco ta comigo a uns trinta anos só que eu nunca tinha visto a capa dele mas curtia muinto praticamente todas as musicas quando descobri a internet foi emocionante ver as bandas que eu tanto gostava dr hoock the sweet enfin toda essa galera do disco muinto bom saber que vc tambem tem essa história tão parecida abração

    ResponderExcluir
  7. Nossa, esse Ronaldo é dos meus. Meu pai tem o Super Explosão Mundial 2 aqui e eu cresci ouvindo ele. Outro desse disco que eu adorava, além das que citou, era "I Didn't Get To Sleep At All", cover do 5th Dimension.

    ResponderExcluir

Meu HD virtual: http://www.4shared.com/dir/2891708/d9e92264/sharing.html

OS CONCERTOS DA MINHA JUVENTUDE