ATENÇÃO:

ALGUNS LINKS TÊM SIDO DESATIVADOS POR PROTETORES DE DIREITOS AUTORAIS. NÃO ME ATREVO A REPOSTÁ-LOS, MAS...
ENTRE EM CONTATO PELO E-MAIL marcioben_hur@hotmail.com

OUTROS LINKS, QUE APENAS EXPIRARAM, EU POSSO REPOSTAR, ATENDENDO A PEDIDOS.

quinta-feira, 7 de junho de 2007

Teca Calazans & Ricardo Villas - Gabriel

VALEU, CARLOS DE MONTENEGRO !





Essa é uma verdadeira música perdida, que desde os 12 anos mais ou menos eu procuro. A sua dica foi certeira, lá estava ela no Emule. Começo a suspeitar que não existem músicas perdidas, que é só uma questão de tempo pra elas aparecerem. Já achei umas coisas que eu julgava impossíveis no Emule, como "Que Fim Levaram Todas As Flores", do Secos & Molhados pós-Ney, ou a "Colcha De Retalhos" samba-rock do Marku Ribas.

Vou postar "Gabriel" aqui no blog pra ver se ela se eterniza... Obrigado ao Carlos (parceirão)














TECA CALAZANS (reportagem extraida de http://vinil.festim.net/archives/2004_01.html)

Por muitos anos fiquei sem escutar Teca. Lembro-me que ela fazia parte de minha infância, em Fortaleza, sempre tocando na FM, numa época em que a gente podia escutar Teca & Ricardo no rádio. Não me cansava de ouvir aquela voz agrestina entoando os versos “Ele vinha da Guiné, Gabriel nasceu na África equatorial.....”. O rádio em geral ficou muito ruim. E não é de agora. Meu porto seguro era a FM Universitária, ligada à UFC. Ainda hoje sinto saudade da 107.9. Creio que ela ainda põe os vinis da dupla Teca & Ricardo para tocar. Em Brasília, consegui todos os vinis dela, que saíram pela Odeon, além de outros.
Apesar de já haver gravado anteriormente, o primeiro trabalho que a projetou de fato foi o LP POVO DAQUI (EMI-Odeon - 31C-064.422.865), lançado em 1980, trazendo a inesquecível Aguaceiro (Teca Calazans-Ricardo Vilas) (Mas que destino, meu Deus, mas que ironia, minha mãe, o ano inteiro eu pedi pra chuva vir....), com a sanfona de Sivuca. Destaco a participação do grupo Boca Livre, na faixa Velha Amizade (Ricardo Vilas). O disco fechava com Caicó, do Villa Lobos, adaptada por Teca e que seria gravada, no mesmo ano, por Milton Nascimento, no disco “Sentinela”, da Ariola.
Em 1981, lança, ainda em dupla com Ricardo Vilas, o ótimo EU NÃO SOU DOIS (EMI-Odeon, 31C-064.422.890-D), que trazia, além de Gabriel, cujos versos são esses que mencionei no início deste texto, a sensacional A Cidade de Jota e Gê, cujos versos lembram um cordel, contando o antagonismo de duas famílias, que se revezavam no poder, como tantas e que, felizmente, terminou com final feliz, com a união entre os Jota e Gê (... o prefeito Jota propôs a Gê, que era então seu vice, e ele concordou, acabar de vez com a guerra...). A capa do Elifas trazia uma laranja, cortada ao meio, porém unida no papelão, dando justo a idéia do título do LP, expressa nos versos da faixa título (Eu não sou dois, eu sou um só, o meu lugar não é lá nem cá, mas ainda tenho o meu baião pra você sambalançar....)”
O encarte, de um lado, mostrava a figura de Teca, linda, com aquela cabeleira, que ainda ostenta, mais de vinte anos depois. No verso, o Ricardo ainda com o frescor dos anos anteriores, da época em que integrava o Momento4uatro juntamente com Zé Rodrix, David Tygel e Maurício Maestro, cerca de 10 anos antes. O grupo de instrumentistas era um caso à parte: Luis Alves, Nelson Ângelo, Danilo Caymmi, Wagner Tiso, entre outros.




download da faixa "Gabriel"
(Teca Calazans & Ricardo Villas) http://www.badongo.com/file/3344256

12 comentários:

  1. De nada Marcio, acho que este é o verdadeiro espírito da net. Quando abro estes blogs e encontro trabalhos tão incríveis feito por pessoas sem nenhum interesse em receber nada de volta - apenas compartilhar conhecimentos e acervos de música - me sinto também na obrigação de fazer a minha parte.
    Também sou um "garimpeiro" de músicas esquecidas e, achei muito boa a idéia de fazer um chamado pelo blog destas músicas (quem sabe, mais pessoas possam ajudar na procura da próxima...)
    Tenho muita música em acervo deste tipo (infelizmente da Teca & Ricardo só tenho a música "Gabriel" e "Saranda") ficaria muito feliz em poder ajudar de novo.

    Abraço e, sucesso ao seu blog

    Carlos

    ResponderExcluir
  2. olá, adorei o site
    sou músico aqui de fortaleza
    e tambem estava atrás dessa música
    ela fazia parte de um disco de capa verde da fm 93(quem diria?)
    que trazia maravilhas como beto guedes, 14 bis, dalto, fátima guedes, luiz guedes e thomas roth e outros mais raros.
    acho até que tenho aqui em algum lugar.
    abraços e obrigado

    ResponderExcluir
  3. TERA Valeu Marcio :)
    Nossa... tem décadas que estou atrás desta música.
    Abraços, Pat

    ResponderExcluir
  4. Eu tambem procuro esta musica ha muitos anos e não consigo saber como ouvi-la, mas pelo menos encontrei alguma noticia dela!! Valeu, adorei, obrigada!!!

    ResponderExcluir
  5. Êta música gostosa essa.
    Além da Música "Gabriel", outros trabalhos de Teca Calazans e Ricardo Vilas do mesmo LP que eu admiro muito foram "Doce Planeta" e "A cidade de J e G.
    Ainda bem que tem gente que não esquece das canções que ainda lembro.

    ResponderExcluir
  6. Ouví uma entrevista na rádio universitaria de Uberlandia MG , com Teca Calazans. E ouví a mesma contar da música Gabriel. E quem é o Gabriel. Esse moço de cor negra que viajava com um passaporte de um amigo. Pois o mesmo não possuia nenhum documento. Acheio máximo!!!! Teca vc é muito graciosa. E além do mais representa a com sua inteligenci e capacidade a MPB. Parabens!!!

    ResponderExcluir
  7. Sensacional essa musica "Gabriel"... "que nao lia nem falava aquela lingua estranha do branco lá da França.....". Que saudades. Muito tempo faz que nao ouço
    Adilson
    Itajai / SC

    ResponderExcluir
  8. Francisco Tadeu Moreira10 de abril de 2011 às 12:00

    Bem, eu pensava que era somente eu que gostava, procurava e guardava na memória essa canção GABRIEL. Já procuerei com um louco por essa canção no Youtube e no Google e somente agora encontrei. Da mesma época era "Ponta dos Seixas" Mas essa eu já encontrei e já gravei no meu computador. Como eu queria também GABRIEL gravada. São preciosidades que não são mais compostas, e se são, não são gravadas. É lamentavel a qualidade ficar relegada a interesses ínfimos. Maravilhosa TECA, saudades mil com desejos de revanche, réplica e tréplicas.

    Tadeu Moreira - Fortaleza/Ceará

    ResponderExcluir
  9. Nossa, estou também buscand essa musica da Teca, Gabriel, mas não consigo abaixa_la... alguém pode me ajudar? Estou na guiné Equatorial e teria um imenso prazer em poder apresenta-la por aqui.... Obrigada
    Andrea. - Paulista, de coração cearense, feita no Rio de Janeiro e morando na Africa

    ResponderExcluir
  10. O link pra baixar essa musica ainda está ativo, eu testei. abs

    ResponderExcluir
  11. Lembro que compramos um rádio que tinha gravador junto e ouvia muito esta música, acho que de 1981. Muita saudade de um ano que foi especial.

    ResponderExcluir
  12. As músicas Gabriel e Aguaceiro fizeram parte da minha infância na cidade de Guarabira interior da Paraíba onde ouvia as mesmas no rádio - hoje percebo o luxo musical a que tínhamos acesso.Um rapaz daqui de João Pessoa está digitalizando esses vinís já que nunca foram lançados em cds, entre os de Teca também estão os de Vital Fraias, Beto Mí, Jessé e muitos outros.gostei de encontrar pessoas de alto nível cultural e preciosas memórias. abs

    ResponderExcluir

Meu HD virtual: http://www.4shared.com/dir/2891708/d9e92264/sharing.html

OS CONCERTOS DA MINHA JUVENTUDE